Plano de Preparação para Reprodutores

Fórum dedicado aos canários

Plano de Preparação para Reprodutores

Mensagempor Nuno Carreira em Segunda, 23 Outubro, 2006

Olá a todos sou um iniciado no mundo da canaricultura e gostava que me podessem indicar um plano de preparação para os reprodutores.

Cumps

Nuno Carreira
Nuno Carreira
Novo membro

Registado: Segunda, 23 Outubro, 2006

Preparação de reprodutores

Mensagempor Ornicare em Terça, 24 Outubro, 2006

Caro Nuno,

O esquema alimentar The Birdcare Company baseia-se numa aproximação inovadora à nutrição de aves.
Pretende garantir desde logo uma dieta equilibrada ao longo de todo o ano, mas com diferenças nutricionais significativas entre várias fases.
Começando nesta fase de manutenção (descanso), a dieta será baseada em:

>> FEAST e Daily Essentials 3 (diariamente)
>> Potent Brew (1x /semana na água)
>> Calcivet (1x/semana na água)

Manter as aves em voadouras neste periodo é uma boa forma de que façam algum exercicio e melhorem também a sua forma física. Isto é um factor importante para melhorar o desempenho reprodutivo.
É por esse motivo o nosso esquema de preparação dos reprodutores começa 2 ou mesmo 3 meses antes da criação. Ou seja começa já com a fase de manutenção, pois também esta faz parte do ciclo reprodutivo e contribui para a habituação das aves ao plano alimentar e para reposição de algumas reservas de nutrientes.

Na fase de preparação, que se inicia 6 a 8 semanas ANTES da data pretendida para a reprodução, irão ser introduzidas algumas alterações.

>> FEAST e Daily Essentials 3 (diariamente)
>> Proboost SuperMax (diariamente)
>> Potent Brew (1x /semana na água)
>> Calcivet (1x/semana na água)

A introdução do Proboost SuperMax é a principal diferença na fase de preparação. Este produto contém um elavado teor de proteina, aliado a ácidos gordos essenciais e vitaminas/minerais especificos para a reprodução (por exemplo, vitamina E e Zinco)
É muito importante realizar uma alteração gradual da dieta desde a manutenção para a reprodução, este é um estimulo adicional para os reprodutores.
O processo de preparação faz-se na prática adicionando o ProBoost SuperMax diariamente na papa. Isto deverá ser feito no minimo 4 semanas antes da criação, sendo o ideal 6 a 8. Semanalmente será aumentada a quantidade de ProBoost SuperMax fornecida até atingir o maximo na reprodução (mantendo-se até ao final). Ou seja a preparação inicia-se com uma suplementação de ProBoost SuperMax na ordem das 5gr/kg que irá aumentar gradualmente até 25-30gr/kg (no caso de canários de cor).
Também a frequência de aplicação do probiótico avançado Potent Brew passa de 1x/semana em repouso para 2-3x nas duas semanas anteriores à reprodução e mais tarde para uma utilização diária,

Este é um plano alimentar recomendado. Caso seja necessário algum tratamento com medicamentos esse deverá ser realizado simultaneamente, mas apenas se necessário e não de forma preventiva e generalizada.
Dado a frequência com que nos colocam esta questão sobre os tratamentos de preparação, criámos um novo tópico sobre este tema.

Para qualquer questão adicional estamos à sua disposição.
Ornicare, Lda
info@ornicare.com
www.ornicare.com
934259970
Ornicare
Administrador

Registado: Sexta, 10 Junho, 2005

Reprodução

Mensagempor abilio rainho em Domingo, 10 Dezembro, 2006

Alem deste plano de reprodução não há nenhum produto que estimule os reprodutores? Há outras marcas que tem um produto especifico para acelerar a reprodução e a fertilidade.

cumprimentos
abilio rainho
Novo membro

Registado: Domingo, 03 Dezembro, 2006

Plano alimentar

Mensagempor Ornicare em Terça, 02 Janeiro, 2007

Caro Abilio,

A estimulação é feita através do suplemento de reprodução ProBoost SuperMax.
Este produto além inclui na sua composição além de 84% Proteina Bruta com alto valor alimentar, vitamina E e minerais especificos para reprodução (Enxofre e Zinco). O aumento gradual da quantidade de proteina na dieta, aliado ao aumento da vitamina E actua como estimulante nos reprodutores. ProBoost SuperMax é o suplemento de reprodução de primeira escolha no esquema alimentar recomendado. Inclui ainda ácidos gordos essenciai, fibras e prebióticos que contribuem para um melhor crescimento das crias e fortalecimento do sistema digestivo.
ProBoost SuperMax é aplicado através da comida.

Em alternativa, para as situações em que não seja possível ou recomendável usar este produto pode optar pelo uso de Maxima (vitamina E e minerais). Este suplemento pode ser aplicado na comida ou água de bebida.

Cumprimentos,
Ornicare, Lda
info@ornicare.com
www.ornicare.com
934259970
Ornicare
Administrador

Mensagempor karsan em Quinta, 04 Janeiro, 2007

Aproveitando a boleia,estou a usar este vosso produto :arrow:

Esquema alimentar Completo 35.00EUR

Gostava que me dissessem se estou a agir correctamente. Um abraço.

Note-se: a papa é dada diariamente. 1 colher de chá por canário,o restante está misturado na papa (conforme as fases)

FEAST Gold Label ou FEAST Seca 1kg - (papa alimentar enriquecida)

BioPlus 40 gr - (probiótico avançado)

Daily Essentials 3 50gr - (vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais)

Calcivet 100ml - (cálcio, vitamina D e magnésio)

ProBoost SuperMax 100gr - (proteina de elevado valor alimentar e vitamina E)

Aviclens 30ml - (higiene perfeita da água de bebida e banho)
Agora apresento o esquema que estou usando ,agradecendo que me digam se estou fazendo bem ou se estou errado.
Obrigados!
Mais uma vez chamo a atenção que dou a papa todos os dias,onde está escrito alpista,isso é outra coisa minha,como estão outras que podem reparar que estão tapadas. :wink:

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
karsan
Novo membro

Registado: Sexta, 30 Dezembro, 2005

Esquema alimentar

Mensagempor Ornicare em Segunda, 08 Janeiro, 2007

Caro Carlos,

Parece-me que está a seguir o esquema recomenado com a excepção do uso do BioPlus que fiquei com uma dúvida. Recomendamos que este seja utilizado diariamente em erprodução e 1-2x/semana em preparação, está a seguir este esquema ou a usar diariamente?
Não tem qualquer inconveniente de usar diariamente contudo um uso progresivo contibui para mais um estimulo dos reprodutores.

Cumprimentos,
Ornicare, Lda
info@ornicare.com
www.ornicare.com
934259970
Ornicare
Administrador

Mensagempor karsan em Segunda, 08 Janeiro, 2007

Estou a seguir este esquema. Então o BioPlus já devis de estar a dar todos os dias?

Obrigado.

Carlos Santos

Outra coisa,estes produtos chegam para não me preocupar com salmonelas e com desparatização?

Cumps.
Imagem
Imagem
Imagem
karsan
Novo membro

Registado: Sexta, 30 Dezembro, 2005

Esquema alimentar e medicação

Mensagempor Ornicare em Quarta, 10 Janeiro, 2007

Caro Carlos,

O uso diário dos probióticos (BioPlus ou Potent Brew) é recomendado a partir da reprodução e sobretudo a partir do nascimento das crias.
Na fase de preparação recomendamos que se utilize numa frequência de 2-3 vezes por semana e em manutenção apenas 1x/semana.

Em relação a preocupações com salmonelas e desparasitações estamos a analisar situações diferentes. Os parasitas intestinais (ténias, ascarideos) raramente causam problemas significativos a aves em gaiola, sobretudo se estiverem alojadas em boas condições de limpeza e sem acesso ao solo ou com grades de fundo.
No caso de salmonella e outras afecções bacterianas comuns o impacto é normalmente mais sério.
Outro problema frequente é a ocorrência de infecções por protozoários (coccidiose, tricomonas, giardia)

A desparasitação pode ser feita uma vez que não se trata de um tratamento particularmente complexo ou com grandes efeitos secundários.
O tratamento de infecções por bactérias ou protozoários apenas deve ser realizado não de forma preventiva mas caso exista algum problema.
O uso de medicação como preventivo não é algo que recomendemos.

Os nossos suplementos contribuem para uma melhor saúde geral e incluem principios únicos de estimulação imunitária, melhorando a resistência das aves e reduzindo a incidência destes problemas. Contudo não são medicamentos e embora reduzam bastante a necessidade de tratamentos preventivos, caso exista um problema crónico este deve ser identificado e devidamente tratado.
Normalmente aconselhamos os criadores a que se não vêem nas aves qualquer razão para suspeitar de problemas não usem medicamentos, com o uso deste esquema alimentar a maioria das aves não demonstra problemas. Contudo se têm alguma razão para suspeitar de problemas (mortalidade alta na última época ou muda, fezes anormais, aves apáticas, etc) então devem além destes suplementos identificar o problema e tratá-lo com medicação adequada.

Para melhor enquadrar esta questão recomendamos uma leitura deste tópico:

Cumprimentos,
Ornicare, Lda
info@ornicare.com
www.ornicare.com
934259970
Ornicare
Administrador

Re: Esquema alimentar e medicação

Mensagempor karsan em Sábado, 10 Fevereiro, 2007

Ornicare Escreveu:Caro Carlos,